BLOG

Blog Single Image

16

nov

Afinal, a safra do vinho é realmente importante?

safra-vinho-importante

Por mais que as uvas fossem as mesmas, colhidas do mesmo vinhedo, utilizado o mesmo processo de vinificação, tudo exatamente igual, o homem percebeu que a cada ano tinha diante de si um novo vinho e bem diferente do anterior. Distinguir o vinho pela safra é uma tradição bem antiga, surgiu com os egípcios quando já a muito tempo se colocava data nas ânforas.

Como vimos no texto “Rótulo dos Vinhos”, a data que aparece nos rótulos, refere-se ao ano da safra do vinho, ao contrário do que muita gente pensa, aquela data não corresponde ao ano de fabricação, mas significa que o vinho contido na garrafa provém de uvas colhidas somente naquele determinado ano.

safra-vinho-importante2

Existem alguns vinhos que só são comercializados anos após a colheita e de fato seu sabor pode modificar com o passar dos anos, alguns variam mais que outros e essa alteração depende da região em que o vinho foi produzido.

As variações de temperatura em regiões de climas frios, como no norte da Itália, França, Chile, Nova Zelândia, Oregon, Washington e nos Estados Unidos em geral, são as principais causas de variações de safra.

safra-vinho-importante3
Algumas ocorrências climáticas, por exemplo, que afetam uma safra:

  • Geada no início da temporada, pode matar os botões de flor que crescem nas plantações, dificultando a polinização. Boa parte do sucesso qualitativo de uma safra tem relação com o modo como acontece o florescimento.
  • Um início úmido de temporada, afeta as videiras jovens que não conseguem realizar corretamente a fotossíntese, reduzindo a colheita da uva. A extensão do período de exposição ao Sol é essencial para o período de crescimento.
  • Chuvas no final do período de crescimento das uvas, pode deixá-las aquosas e com menos sabor devido a diminuição da concentração de compostos no bago.

Em vinhos mais massivos, as diferenças são sutis, pois estes passam por ajustes realizados pelos enólogos; mas não deixam de ser diferentes.

safra-vinho-importante4

Mas não existem safras 100% boas ou completamente ruins. Até porque essas regiões são imensas áreas geográficas, dentro das quais as condições climáticas também variam. E é importante lembrar que alguns produtores, vinhas e cepas estão mais bem equipados para lidar com as mudanças climáticas do que outros. Hoje, com mais informação e altíssima tecnologia a favor, mesmo em safras consideradas ruins, bons enólogos são capazes de criar vinhos excelentes. Diferentes de um ano para outro, mas todos bons.

Viu só como é importante o ano de uma safra? Da próxima vez que comprar um vinho você já saberá, e mesmo que a safra seja diferente da sua preferida você sempre poderá se surpreender com um novo vinho.

Fonte: Tintos e tantos
Revista Adega
Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Jéssica Wrzesinski

Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120