BLOG

Blog Single Image

12

maio

Descorchados

O mais famoso e respeitado guia de vinhos do Chile

0101

Surgiu em 1999 como um livro/guia simples e rápido que avaliava todos os vinhos representativos do Chile, basicamente, o Descorchados (desarrolhados). O objetivo inicial era que ele fosse produzido ano após ano sem depender de nenhuma verba externa, como a dos produtores e com todas degustações conduzidas às cegas.

Com o tempo, o guia foi ganhando mais respeito e seguidores, tanto que hoje, com ajuda de alguns colaboradores, já são avaliados vinhos argentinos e brasileiros também. No próximo guia, já é prometida uma seção só de vinhos uruguaios.

O Descorchados é escrito por Patrício Tapia, chileno de nascença e que tem formação como enólogo. Ele escreve para diversas revistas, é um conhecedor nato de toda a cultura vitivinícola chilena.

O próprio Tapia diz que não gosta de dar notas para seus vinhos, pois assim os parece tratar de forma mais fria, mas pela linguagem universal usada hoje, acaba se vendo obrigado a usá-las.

Suas notas vão de 0 a 100, sendo:

– Abaixo de 80 – não são bons vinhos, esqueça-os.

– Abaixo de 90 – se forem vinhos com um preço razoável, são ótimos para o dia a dia.

– Acima dos 90 – aqui o assunto começa a ficar realmente interessante.

Autor: Flávio Ghirotti


  • Karine Ivanovski

    Então se tivermos para os uruguaios também temos grandes chances de termos boas notas, como nos vinhos do nosso mix que já participaram das colocações. Pois a vinícola Varela Zarranz é tradicional no segmento no Uruguai e respectivamente no Brasil.

Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120