BLOG

Blog Single Image

14

dez

Moscato

Considerado um dos vinhos mais doces do mundo, o vinho Moscato situa-se no topo da pirâmide da produção de qualidade italiana. Tem esse nome por ser proveniente da uva branca Moscato, que possui alto teor de açúcar e sem dúvida é uma das mais antigas uvas que se tem registro na história. É bastante utilizada na Itália como vinho base para os Asti – nome dado aos espumantes italianos. Produz vinhos extremamente aromáticos (frutas cítricas, pêssego, mel e a própria uva) e é a única uva que mesmo após a fermentação ainda apresenta aroma de uva fresca.

moscato

A região de origem da uva Moscato foi demarcada oficialmente já em 1932. Trata-se de um território que abrange 52 municípios nas províncias de Alessandria, Asti e Cuneo, situadas na região sul do Piemonte. A superfície total dos vinhedos de Moscato Bianco se estende por cerca de 9.700 hectares e conta com mais de 4.000 produtores envolvidos. Moscato Bianco é o responsável pela maior produção de espumantes italianos (ou vinho “frisante” doce) é muito delicado e intenso. Após a colheita, é imediatamente enviado para prensagem e transformado em mosto. A uva é prensada de forma delicada com prensas especiais e o mosto assim obtido é resfriado a baixas temperaturas.

moscato1

O mosto refrigerado é elevado a uma temperatura próxima aos 20°C, desencadeando assim a fermentação alcóolica com a utilização de leveduras selecionadas de acordo com as características esperadas. No momento que o teor alcóolico alcança entorno de 5,5% se procede à tomada de espuma, e o vinho se transforma em espumante. Ao chegar ao 7% de teor alcóolico, previsto no disciplinar, haverá uma pressão de 5/6 bar e um consistente açúcar residual. Seu engarrafamento é realizado em condições absolutas de higiene em ambiente estéril e com total controle microbiológico, requisito necessário para a correta conservação dos espumantes doces.

moscato2

O ideal é consumi-lo a uma temperatura de 6/8°C e de preferência em uma taça em formato de copa, baixa e larga; assim é possível apreciar o aroma em sua plena intensidade e tipicidade. Harmoniza perfeitamente com sobremesas em geral, desde que não levem licor em sua receita, crostatas e mousses de fruta amarela, ou apenas pode ser degustado fora de refeições.

A Obra Prima apresenta a você nesse fim de ano um dos melhores representantes da uva Moscato.

Cavatina Premium Moscato

moscato3

 

O Espumante Italiano que não pode faltar nas suas festas de fim de ano.

Conheça outros espumantes que também vão lhe encantar.

Acesse: Espumante

Fonte: Boas coisas da vida
Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Jéssica Wrzesinski

 


Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120