BLOG

Blog Single Image

04

out

Pode-se guardar o vinho depois de aberto?

Você já provou um vinho que ficou aberto por algum tempo? Fica com um gosto estranho, não é mesmo? Isso acontece porque o oxigênio danifica o vinho e o transforma em uma espécie de vinagre, tornando a bebida imprópria para consumo.

Pensando nisso, talvez você se pergunte: como fazer caso eu queira beber apenas uma taça de vinho? Vou perder a garrafa por não poder guardá-la para outro momento? Esse tipo de situação é bem comum quando estamos sozinhos em casa e queremos apenas um cálice na hora da ceia, então, para evitar esse problema, preparamos algumas dicas para você guardar o seu vinho sem que ele se torne vinagre.

Primeiramente, já que o oxigênio é que acaba por danificar o vinho, o fator crucial é isolá-lo e para isso existem vários métodos, todos baseados em minimizar a exposição ao oxigênio, fazendo com que a superfície do vinho tenha o mínimo possível de contato com ele.

Um componente fundamental nesse processo é a rolha, portanto, nada de descartá-la. Recoloque-a logo após cada uso de forma que o fluxo de oxigênio não se mantenha na garrafa.

A luz solar também é um componente que prejudica o vinho. Sendo assim, leve a sério aquela informação que consta nos rótulos e, de fato, mantenha-o abrigado do sol, bem longe da exposição de luz e armazenado em temperatura ambiente.

No geral, manter o vinho sob refrigeração (na geladeira) é um ótimo caminho para permitir que o vinho se mantenha fresco por mais tempo, até mesmo os vinhos tintos. A baixa temperatura desacelera o processo químico, incluindo o processo de oxidação, que ocorre quando o vinho é exposto ao oxigênio. Seguir as dicas que apresentamos nesse texto pode fazer com que ele se mantenha fresco em um período de 3 a 5 dias.

Gostou das dicas? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas.

– Facebook
– Twitter
– Instagram
– Pinterest

Fonte: Vinho Pedia
Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Patricia Rodrigues


Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120