Blog

Fale Conosco
  • Home
  • Blog
  • HARMONIZAÇÃO DE PÁSCOA-CHOCOLATES E VINHO DO PORTO

CHOCOLATE E VINHOS DO PORTO

Não há dúvidas que na Páscoa não pode faltar chocolate, mas você sabia que, quando harmonizado com um bom vinho, ele fica ainda mais saboroso? Confira as dicas de harmonização que separamos!

ORIGEM DO VINHO DO PORTO

Produzido na Região do Douro (conhecida por suas belas paisagens), esse emblemático vinho representa com justiça a presença de Portugal no mundo.

Foi a partir da metade do século XVII que o vinho do Porto (como conhecemos hoje) entrou em cena. Primeiro os ingleses se tornaram fanáticos consumidores e depois foi a vez do Brasil que, como colônia de Portugal, tinha a obrigação de consumir todo o excedente de sua produção. Os portugueses pouco saboreavam essa iguaria, afinal, o vinho exportado pela cidade do Porto era uma das poucas riquezas que o país ainda tinha como moeda de troca comercial. Com isso, toda a produção da época era voltada para a exportação.

A região do Douro, distante 100 km da Cidade do Porto, assistiu a uma grande revolução. Suas montanhas foram esculpidas com magníficos terraços de xisto e, em cada um desses, foram cultivadas as vinhas, trabalho fortemente estimulado pelos comerciantes que se estabeleceram na região.

 Artigo originalmente publicado na Revista QTravel.

 

CARACTERÍSTICAS DO VINHO DO PORTO

 

As duas principais características do vinho do Porto são o alto teor alcoólico e sua doçura, conferindo característica licorosa ao líquido. A média da porcentagem de álcool dos vinhos varia entre 19 e 22%, com exceção do branco leve seco que tem 16,5%.

 

PORTO RUBY

Este vinho de coloração característica, profunda e bem definida possui, acima de tudo, um aroma muito intenso. É produzido a partir de uma mistura de uvas frescas de diferentes safras e colheitas.

Conheça Coroa de Rei Ruby 

PORTO TAWNY

Este é um vinho do Porto menos encorpado e com cores mais suaves, quando comparado com o Ruby. Normalmente, é envelhecido em barris de madeira, apresentando-se um pouco mais adocicado e com sabor semelhante às nozes.

Conheça Coroa de Rei Tawny

PORTO WHITE

O Porto Branco é um vinho que difere dos demais devido à cor, doçura e período de envelhecimento. É produzido a partir de castas brancas, normalmente envelhecidas por 4 ou 5 anos.

Conheça Coroa de Rei White

VINICOLA POÇAS

“O Verdadeiro Sabor do Porto”

 

Tradicional e familiar vinícola portuguesa, fundada em 1918 por Manoel Poças. Hoje é administrada pela 3ª e pela 4ª geração, estabelecida na cidade do Porto. Com capacidade de armazenamento de 11000 barricas de carvalho em uma área de 4000m, Poças possui 286 hectares de vinhedos próprios com vários varietais em diversas regiões. É uma das mais premiadas vinícolas de Portugal.

HARMONIZAÇÃO

 

Para harmonizar vinhos com chocolates, lembre-se de definir primeiramente o teor de gordura e açúcar da sua opção. Chocolates ao leite, por exemplo, trazem um dulçor acentuado que deve ser combinado com vinhos licorosos, encorpados, frutados e também doces (Porto Tawny).
Se optar pelos chocolates mais amargos, a indicação é o Porto Ruby, que naturalmente possui notas de cacau e madeira além do açúcar residual.

Para obter uma boa degustação separe um pedaço do seu chocolate, colocando-o então no fundo da boca e espere ele derreter levemente. Em seguida o vinho pode ser tomado.

 

Gostou das dicas? Já conhecia os nossos vinhos do porto? Conta pra gente!

Curta nossas redes sociais  e fique por dentro das novidades!