BLOG

Blog Single Image

29

abr

Vem ai, vinhos verdes!!!

Quando falamos, “Vinho Verde” rapidamente imaginamos um vinho com a tonalidade verde. Por mais que soe estranho, um Vinho Verde não é, na verdade, da cor verde, um Vinho Verde pode ser tinto, branco ou rosé e até pode ser um espumante.

vinhosverdes

Mas vamos lá, se o vinho não é verde, porque têm esse nome?

Confuso não é mesmo?

Segundo os produtores, o nome vinho verde está relacionado à região demarcada para a produção do mesmo, no noroeste de Portugal. Isso ocorre pelo fato de a região possuir um clima úmido e com alto índice pluviométrico da província do Milho, modificando a paisagem e deixando a região completamente verde.

vinhosverdes1

Existem outras explicações, uma delas diz que o fato de o vinho ser fresco e leve, remete ao fato de ser um vinho novo de características jovem.

Outra versão diz que as uvas são colhidas antes da hora, ou seja, verdes.
De fato uvas verdes possuem uma acidez marcante que resulta de vinhas extremamente vigorosas, exatamente como os vinhos verdes, essa acidez é conhecida pelos portugueses como efeito “agulha”.

vinhosverdes2

Com uma história rica em tradição na produção de vinhos verdes, Campelo, uma das empresas mais antigas de Portugal, foi fundada oficialmente em 1951, porém, possuí registros que datam de 1923, apresentando assim quase um século de existência, preservando a sua tipicidade de aromas e sabores tão diferenciados a nível mundial.

caves-campelo-vinhos-verdes

Anualmente, comercializam-se aproximadamente 6 milhões de litros, sempre com garantia de qualidade e prestígio que os produtos Campelo representam. Apresenta um forte e constante investimento em equipamento e mão-de-obra especializada, sendo capaz de engarrafar até 10.000 garrafas/hora e armazenar 8 milhões de litros em cuba de inox que seguem para todo o país; 20% da sua produção segue ainda para mercados como França, EUA, Rússia, China, Suíça, Dinamarca e agora Brasil. Isso mesmo, Brasil, a Obra Prima acaba de trazer os vinhos verdes Campelo e Miranda, lançando no Brasil esse sabor vigoroso e marcante. Campelo atravessa gerações e traz memórias além das fronteiras sendo exemplo de tempos áureos de tradição e excelência portuguesa.

Clique e saiba mais

miranda campelo-vinhos-verdes
Miranda Campelo

 

Fonte:
http://www.vinhoverde.pt/pt/sobre-o-vinho-verde
http://www.tintosetantos.com/index.php/desmistificando/180-afinal-o-que-e-vinho-verde
Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Jéssica Wrzesinski

 

 


Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120