BLOG

Blog Single Image

08

abr

As uvas Brancas e suas particularidades

Há algumas semanas falamos sobre as características das principais uvas tintas do mundo (caso você não tenha lido sobre as uvas tintas, clique aqui) sabemos que elas são as mais consumidas e mais associadas ao vinho. Quando alguém fala em vinho, rapidamente associamos ao vinho tinto, dificilmente alguém se lembra de uma taça com um líquido dourado, não é mesmo? Mas o universo do vinho possui diversas variações de uvas e dando sequência ao tema, hoje falaremos sobre as uvas brancas.

Os vinhos brancos são um espetáculo à parte que tem grande destaque, e harmoniza muito bem com carnes brancas por exemplo. Geralmente eles são mais frescos e devem ser consumidos gelados (mas não muito gelado, senão você não vai sentir aroma e sabor do vinho). E grande parte deles é usado também para fazer espumantes.

as-uvas-brancas-e-suas-particularidades

Acompanhe a matéria e conheça algumas das principais uvas brancas do mundo:

 

Chardonnay

as-uvas-brancas-e-suas-particularidades (1)

Se a Cabernet Sauvignon detém o título de “Rainha das uvas tintas”, a Chardonnay com certeza é a representante das uvas brancas. Uva fácil de cultivar, vinificar e é extremamente versátil, adaptando-se perfeitamente a uma enorme variedade de climas e solos.  A mais famosa das uvas brancas, Chardonnay, produz um vinho branco dourado, que pode passar por madeira ou não, dependendo do objetivo do enólogo.

Os aromas também dependem da forma como é feito, se vai passar por barricas ou não. Quando não passa tem aromas de frutas cítricas, limão, maçã ácida e pera. Quando passa por barrica pode ter aromas de maçã assada, manteiga derretida, flocos de aveia, noz-moscada, caramelo, baunilha, fumo de madeira.

É usada na produção de clássicos de alta qualidade com ótima reputação na Borgonha, como Chablis, Montrachet e Poully-Fussé, além de ser um importante ingrediente do champagne.

 

Sauvignon Blanc

 as-uvas-brancas-e-suas-particularidades (2)

Se você já bebeu um vinho branco, com certeza as duas prováveis opções são: Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Considerada a segunda casta branca com maior cultivo no mundo, apresenta alta qualidade nas regiões de Bordeaux, Bergerac e Vale do Loire Sauvignon Blanc. Possui características bem diferentes da Chardonnay. O vinho é fresco, ou seja, para a beira da piscina, é ideal. Seu aroma remete a frutas tropicais, com frutas cítricas, maçã verde, manga, melão e com forte destaque no aroma do maracujá. Produz vinhos pálidos, leves e ácidos.

 

Chenin Blanc

 as-uvas-brancas-e-suas-particularidades (3)

Uva de origem do Vale do Loire, França Chenin Blanc também pode ser encontrada na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Estados Unidos (Califórnia). Esta casta produz toda uma linha de néctares, desde os mais secos, aos mais doces, até os espumantes. Possui grande destaque pelo seu paladar particularmente ácido, sendo algumas vezes utilizado junto com outras castas.

 Moscato

 

as-uvas-brancas-e-suas-particularidades (4)

 

Originária da Grécia ou Egito. Destacam-se os vinhos da Itália, Espanha e de Portugal, na região de Setúbal e Douro e os espumantes produzidos no Brasil. Facilmente reconhecida por seu aroma ligeiramente exótico com toques de flores, apresenta vinhos que podem ser secos ou doces. Acompanham muito bem sobremesas e são refrescantes quando gelados. Também acompanha muito bem os aperitivos. São sempre vinhos sensuais e fascinantes.

 

Torrontés

 

as-uvas-brancas-e-suas-particularidades (5)

Pode ser encontrada com maior facilidade na Argentina, Portugal e Bulgária, porém sua origem é espanhola, da região Galiza. Possui parentesco e é muito semelhante a Mostaco. É diferente de todas as outras uvas que falamos. Existem dois tipos de Torrontés: um que possui muito aroma de fruta e outro que possui muito aroma de flor. Na boca é considerada uma das uvas mais adocicadas.

 

E então, pronto para preparar a sua lista de vinhos preferidos?
Já sabe, nas próximas compras não se esqueça de incluir os vinhos brancos. Viva essa experiência e deguste o melhor que o vinho branco pode te oferecer

Utilize os filtros no lado esquerdo da sua tela, acessando o link abaixo para conhecer outras uvas ou a mescla das mesmas.

Vinhos Obra Prima

 

 

Fonte:

http://www.infovinho.com/uvas-brancas/
http://clubedevinhos.com/artigos/principais-castas-vinho-branco
http://papodehomem.com.br/as-7-principais-uvas-brancas-do-mundo/
http://www.saporedivino.com.br/uvas-brancas/

Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Jéssica Wrzesinski

Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120