BLOG

Blog Single Image

24

mar

Conhecendo uma cerveja

Nos últimos anos as cervejas artesanais vêm fazendo parte da rotina de brasileiros que gostam e sabem apreciar uma cerveja de qualidade. Não só no Brasil, mas como em outras partes do mundo as cervejas artesanais trazem em seu aspecto mais peculiar, quatro ingredientes essenciais: água, levedura, malte e lúpulo, cada qual com a sua especificidade. Entender a função de cada ingrediente torna a cerveja uma iguaria a ser apreciada, deixando de ser apenas algo cotidiano.

A água é o componente majoritário da cerveja, sendo um elemento primordial no processo de fabricação. As propriedades da água influenciam na qualidade final da cerveja, sendo que qualquer tipo de água pode ser quimicamente ajustada para obtenção do estilo de cerveja desejado. A água totalmente natural é frequentemente a mais procurada.

conhecendo-cerveja-kunstmann01

Lúpulo é uma trepadeira de origem europeia, cujas flores apresentam substâncias amargas e óleos essenciais, que conferem à cerveja seu característico sabor amargo.  Outras virtudes são atribuídas a este ingrediente, como efeito calmante para o sistema nervoso e maior resistência a microrganismos, graças ao seu poder antisséptico. O lúpulo também é responsável pela definição dos diferentes aromas e sabores na cerveja, sendo possível combinar vários tipos de lúpulos para criar diferentes tipos de cerveja.

conhecendo-cerveja-kunstmann02

O malte se origina na germinação de cereais, geralmente de cevada, sob condições controladas, tendo como principal objetivo a obtenção de enzimas que produzem novas substâncias desejáveis à cerveja. A qualidade do malte é de extrema importância, uma vez que é a partir dele que se constituem as principais características físico-químicas e organoléticas, como aroma e paladar. Em cervejas menos sofisticadas é comum substituir parte do malte de cavada por outros cereais, chamados de adjuntos, como o trigo e arroz, sendo estes, opções mais econômicas e que produzem cervejas mais suaves, em comparação àquelas que são obtidas exclusivamente de malte de cevada.

conhecendo-cerveja-kunstmann03

As leveduras são microrganismos que tem a capacidade natural de sobreviver sem oxigênio. Isso dá às leveduras a capacidade de fermentar os açúcares presentes transformando-os em álcool, o que é essencial na produção da cerveja.  Existem centenas de variedades de leveduras sendo que elas se dividem em dois grandes grupos: as leveduras de fermentação alta (Saccharomyces cerevisiae, típicas das cervejas Ale) e as leveduras de fermentação baixa (Saccharomyces uvarum, típicas das cervejas Lager).

conhecendo-cerveja-kunstmann04

Muitas das cervejas artesanais nascem de tradições familiares, bem como pela vontade de seus criadores de incorporar novos gostos e agradar o paladar refinado de seus apreciadores, sem deixar para trás esses ingredientes básicos, mas que tornam a cerveja uma bebida para se apreciar nos melhores momentos.

Conheça as cervejas Kunstmann, clique para saber mais:

conhecendo-cerveja-kunstmann

Fonte:
http://www.cerveza-kunstmann.cl/historia/
http://www.apcv.pt/index.php
Adaptação: Soliane Franco
Revisão: Jéssica Wrzesinski

Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120