Blog

Fale Conosco

MALBEC DAY

Sabemos que não é necessário esperar uma data especial para apreciar um bom vinho da uva Malbec,

mas no dia dela é essencial brindar com uma taça! 

ORIGEM

Apesar de ser uma das uvas mais importantes e mais comercializadas da Argentina, a uva Malbec teve sua origem no sudoeste da França, em Cahors que foi uma grande cidade mercadora, produzindo os melhores vinhos dessa variedade. Devido a sua grande concentração de cor (derivada de um processo especifico de fervura de uma parte do mosto fermentado) e sua densidade, eram chamados de “Vins Noirs” ou vinhos negros e  misturados posteriormente com vinhos mais leves para serem embarcados para consumidores na Grã-Bretanha e no norte da Europa.

 

Cidade de Cahors, com sua ponte medieval Valente, símbolo da região.

A uva Malbec chegou na Argentina em 17 de abril de 1853 pelas mãos do agrônomo Francês Michel Aime Pouget. Por iniciativa da Organização Mundial de Vinhos da Argentina, o dia 17 de abril passou a ser o Dia Mundial do Malbec.

 

CARACTERÍSTICA

Essa variedade apresenta formato cônico, tem a coloração negra com nuances azulados, traz toques de figo, café, tabaco, chocolate e baunilha. Quando envelhecido em barrica remete à notas torradas e aroma de couro. A Malbec é muito utilizada com outras uvas, técnica denominada “Blend”. Apesar de ter origem na França, cerca de 75% dos rótulos produzidos com ela são argentinos.

Uva Malbec

 

HARMONIZAÇÃO

Os vinhos da uva Malbec são muito versáteis e combinam com uma grande diversidade de pratos pois a maioria deles possuem taninos doces, macios e de acidez mediana. Harmonizam perfeitamente com churrasco e carnes vermelhas no geral, além de queijos gordos e duros. Também acompanham sobremesas como pavês, mousses e chocolates com amêndoas.

DICA OBRA PRIMA

Para comemorar separamos três opções para os fãs da Malbec:

 

O que está esperando? Escolha seu Malbec da Obra Prima favorito e deguste com seu prato favorito!  Nos conte o que achou! Já conhecia a história desta uva icônica? Compartilhe com os amigos!

 

 Siga a Obra Prima nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

 

 

Texto e arte por: Débora Garcez

Revisão: Patrícia Rodrigues