Blog

Fale Conosco

MERLOT DAY

Hoje é dia da uva Merlot, os frutos da uva Merlot são pequenos e de cor roxo-azulada. Já seu vinho tem uma coloração rubi com bordas violáceas quando jovem e, conforme envelhece, ganha tons acastanhados. Merlot é uma uva típica de Bordeaux, na França, teve origem através do cruzamento da Cabernet Franc com Magdeine Noire Des Charentes. Seu nome tem inspiração na ave Melro-preto (pássaro pequeno de penas pretas) muito comum na França.

Pássaro Melro-Preto

CULTIVO

A França é o país que está à frente do cultivo da uva, seguido por Estados Unidos, Espanha, Itália. A opiniões divergentes quanto a colheita da Merlot, a quem diga que deve ser colhida muito madura para concentrar mais açucares, e quem diga que deva ser colhida precocemente para reter taninos e acidez. No Brasil seu cultivo tem sucesso na Serra Gaúcha, onde se desenvolve antes das fortes chuvas e de boa adaptação ao tipo de solo e clima.

Uva Merlot

 

CARACTERÍSTICAS

Baixo nível de acidez, grande concentração de açúcar e álcool; baixo nível de tanino e acidez, pele bastante fina. Seu fruto tem a coloração profunda de um azul violáceo. Seu aroma tem características frutadas como aromas de frutas vermelhas, framboesa, cereja e groselha. Quando colhida muito madura sua coloração e aromas são muito mais evidentes.

HARMONIZAÇÃO

O vinho desta uva em sua grande maioria tende a ter taninos macios, a combinação de pratos vai depender das características de como o vinho foi produzido. Os Vinhos leves combinam com risotos, carnes como de porco, vaca, cordeiro. Também é uma boa escolha para queijos cremosos. Não é indicado para acompanhar peixes, folhas verdes cruas e comidas picantes.

 

E a dica Obra Prima é o vinho Punto Maximo Merlot, de final suave e frutado, tem 12 meses de barril de carvalho, corpo de rica textura, harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, molhos de carnes e molho bordelaise.

      Nos conte o que achou! Deixe um comentário!