BLOG

Blog Single Image

30

maio

Sopa e Vinho, combinam?

Em dias de inverno e com temperaturas baixas, um prato de sopa é sempre o mais pedido, ele é reconfortante e acolhedor. Ás vezes até elegemos ele como prato único, sem nenhum acompanhamento além de um pedaço de pão.

Mas como bons enófilos, nós adoramos vinho e queremos degustá-lo com tudo. Mas ele harmoniza bem com sopa? Afinal dá para juntar os dois?

sopa-vinho

De modo geral, as sopas são um desafio para a harmonização, pois a alta temperatura e textura torna-se incompatível com a do vinho.  Por esse motivo, vinhos complexos, elegantes e delicados, se perdem entre as colheradas de uma sopa muito quente.
Para as cremosas e com leve sabor adocicado harmonizam bem com um vinho tinto não muito estruturado, com taninos maduros e doces.
Uma ótima sugestão seria o australiano Lone Kangoroo Shiraz.

Lone Kangoroo Shiraz             Sopa de Beterraba

Sopa e Vinho, combinam?

Para os caldos verdes, o ideal seria um vinho tinto português do Dão, pois o caldo verde geralmente é um creme com couve e batatas, tem sabor levemente herbáceo e é muito encorpado. Os vinhos de corpo médio e aromas levemente frutados se encaixam muito bem para este estilo de sopa, é o caso dos vinhos do Dão. Cuidado com vinhos muito frutados e alcoólicos como os do Alentejo ou Novo Mundo, acompanhados desse tipo de sopa eles não harmonizam bem.

Quinta do Santar Sobral          Caldo Verde

Sopa e Vinho, combinam?

Já com o famoso caldinho de feijão cremoso, picante, com ou sem alho torrado por cima, a melhor escolha é um vinho fino. O sabor picante, a textura do prato, e a nota salgada que tem este caldo, devem ser levados em consideração para uma harmonização. Um vinho fino como o Punto Máximo Carmenere é o par ideal para este tipo de creme e para todas as demais comidas que têm características picantes e salgadas, por ser um vinho de boa acidez e sabor discreto.

Punto Máximo Carmenere      Caldo de Feijão

Sopa e Vinho, combinam?

 

E se no caso a escolhida for uma sopa mais leve, que tenha caldo branco e vá legumes, ou um caldo de carne leve, você pode optar por um vinho tinto, também leve, para acompanhamento. Um bom Pinot Noir, um Merlot e até mesmo um Rosé podem ser uma boa pedida.

Casa Viva Pinot Noir               Sopa de Legumes

Sopa e Vinho, combinam?

Para finalizar, uma última dica.
Escolha vinhos de bom teor alcoólico pois eles resistem com melhor facilidade a temperaturas mais altas como os fortificados com textura e intensidade de sabores compatíveis com o prato.

Pronto, agora você pode se aquecer no inverno com uma ótima sopa sem deixar seu vinho de lado.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas.

Fonte: https://vinhosemsegredo.wordpress.com/2011/06/23/harmonizacao-sopas-de-inverno/
http://www.bolsademulher.com/gourmet/saiba-como-combinar-vinhos-com-pratos-tipicos-de-inverno
h
ttp://blog.planoeplano.com.br/index.php/enogastronomia/vinho-e-sopa-combinam/
http://www.guiagphr.com.br/dicasDetalhe.asp?iid=3081

Adaptação: Thálisson Mota
Revisão: Jéssica Wrzesinski

 


Fale Conosco

55 (41) 3085-0030

atendimento@obraprimaimportadora.com.br

Rua Santo Antônio - 73 - Rebouças
Curitiba/PR - Brasil CEP: 80230-120