Blog

Fale Conosco
  • Home
  • Blog
  • Vinho e pizza, o date perfeito!

Hoje é Dia da Pizza, bello!

OK, sabemos que ninguém espera pelo 10 de julho para saborear esse delicioso prato italiano que já virou paixão nacional. O brasileiro realmente AMA uma “redonda” e é capaz de encaixá-la em diversas ocasiões, como uma reunião de amigos, um jantar romântico ou para finalizar um domingo preguiçoso.

Mas você sabe que o vinho é o melhor acompanhamento para esse prato? Justamente por sua versatilidade, os vinhos encaixam muito bem com os mais diversos recheios, permitindo milhares de experiências irresistíveis. Se você ainda não experimentou esse casamento de sucesso e não sabe quais vinhos combinam com seu sabor de pizza favorito, leia esse post até o final pois vamos te apresentar dicas básicas para não errar na hora da harmonização!

Primeiramente, é preciso dizer que não há uma regra geral, somente caminhos e sugestões que tendem a dar mais certo. Afinal de contas, é você quem decide quais sabores te agradam mais! Mas também é importante considerar que devemos respeitar os sabores e características dos ingredientes da refeição no momento de escolher o vinho, ou seja, priorizar o equilíbrio entre acidez, estrutura (corpo) e paladar (amargo, doce, salgado ou azedo) para que a experiência seja mais harmônica.

Dito isso, aí vão algumas combinações coringas:

– Pizzas com embutidos (calabresa, pepperoni, salame etc) x Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é a mais indicada para esse tipo de pizza, justamente porque seus taninos acentuados conseguem contrastar perfeitamente com a gordura dos embutidos, “limpando” o paladar. Experimente combinar o Alto Madero Reserva Cabernet Sauvignon, vai ser o match ideal!

– Pizzas com queijos mais leves (mozzarella, napolitana, marguerita etc)  x Sangiovese

Por ser uma casta de taninos discretos, a uva Sangiovese tem o nível de acidez ideal para “limpar” a gordura dos queijos no paladar e acompanhar as notas frutadas do tomate. Por isso, invista em vinhos de corpo médio dessa casta, como o Dama Sangiovese Puglia IGT.

– Pizza de Cogumelos (shimeji, shitake etc) x Pinot Noir

Por ser uma pizza de sabor predominantemente terroso (afinal, mesmo com outros ingredientes, o cogumelo sempre se sobressai), indicamos uvas que tenham a mesma característica, como a Pinot Noir. Aposte no Maison Desvignes 1885 Pinot Noir e surpreenda-se com esse sabor!

– Pizza Vegetariana x Sauvignon Blanc

Para pizzas de sabores mais suaves e herbáceos, indicamos a Sauvignon Blanc, já que ela possui uma acidez extremamente delicada, sem nenhuma agressividade. Vá de Nampe Sauvignon Blanc e sua pizza ficará ainda mais deliciosa!

– Pizza de Quatro Queijos (queijos mais fortes) x Chardonnay

Essa pizza é marcada pela intensidade e complexidade da mistura de queijos, por isso, o ideal é investir em um vinho frutado, refrescante e que tenha acidez suficiente para amenizar a gordura no paladar. Nesse caso, a uva mais indicada é a Chardonnay. Procure experimentar o Annie Special Reserve Chardonnay, temos certeza que vai adorar!

– Pizza Portuguesa x Merlot

A pizza mais contraditória quanto se trata de harmonização (por sua quantidade de ingredientes de diferentes sabores e texturas), pede um vinho que garanta o mínimo de equilíbrio no paladar. Por isso, invista em vinhos da casta Merlot que é predominantemente pouco tânica e macia. Escolha o Punto Máximo Bordeaux Merlot e seja feliz!

– Pizza de Frango com Catupiry x Vinho Rosé

Uma pizza de sabor cremoso (por conta do catupiry) e ao mesmo tempo suave (do frango) pede um vinho mais delicado e de acidez discreta. Então, a melhor pedida é mesmo um Rosé, como nosso queridinho Rosa de Argentina Malbec.

– Pizza de Aliche x Alvarinho

De sabor acentuado e salgado, essa pizza pede um vinho mais ácido e fresco. Nesse caso, o mais indicado é um vinho verde da casta Alvarinho, como o Campelo Alvarinho D.O.C. Será sucesso na certa!

  Patricia Rodrigues

SUPERVISORA FILIAL OBRA PRIMA SÃO PAULO