Home Blog

VINHO: QUANTO MAIS VELHO, MELHOR?

Blog

VINHO: QUANTO MAIS VELHO, MELHOR?

A ideia de que o vinho melhora com o tempo vem do passado, quando o processo de vinificação era menos eficiente, tornando necessário o envelhecimento em garrafa para equilibrar o sabor. Hoje, as novas técnicas permitem que os vinhos já estejam prontos para consumo ao serem comercializados.

Você já deve ter escutado a famosa frase:  sou como vinho, quanto mais velho, melhor. Ou menções sobre algo que envelhece tão bem quanto um vinho. Já se perguntou de onde veio esse pensamento?

Antigamente, o processo de vinificação não era tão eficiente e isso resultava em vinhos difíceis de serem tomados, por conta da recém-fermentação. Para corrigir esse problema, era necessário passar o vinho pelo processo de envelhecimento em garrafa, garantindo mais equilíbrio. Hoje em dia, graças às novas técnicas e os novos meios de produção, temos produtos que chegam à nossa mesa prontos para serem consumidos.

AMADURECIMENTO DOS VINHOS

É preciso entender que amadurecimento é diferente do envelhecimento. O amadurecimento refere-se ao período em que o vinho permanece em barricas de carvalho, tanques de inox e outros recipientes. Estes recipientes atuam como refinadores do líquido, ajudando-o a ficar mais equilibrado e complexo. Já o envelhecimento de um vinho ocorre na garrafa, onde ele se estabiliza e evolui sem nenhuma outra interferência.

COMO É UM VINHO ENVELHECIDO?

Um vinho envelhecido tende a de ser mais delicado e com aromas sutis, taninos mais macios e baixo frescor se comparado a um vinho jovem. Além disso, possui a coloração violeta ou mais voltada para um vermelho profundo.

COMO ARMAZENAR O VINHO DEPOIS DE ABERTO?

Vale lembrar que cada vinho tem seu próprio tempo de duração após aberto, mas a maioria deles pode ficar na geladeira por até 3 dias. Você deve estar se perguntando: o que acontece se o vinho passar destes dias? Ele estraga? Não posso mais beber? A resposta é: ao entrar em contato com o oxigênio, naturalmente ocorre o processo de oxidação do vinho, fazendo com que o produto perca suas principais características, mas ainda assim podendo ser consumido   ou utilizado em receitas. Seguem algumas dicas de como conservar seu vinho após abertura:

  • Depois de aberto o ideal é conservar o vinho dentro da geladeira;
  • Deixar o gargalo sempre vedado com a própria rolha;
  • Colocar a garrafa na posição vertical, diminuindo assim a superfície de contato com o oxigênio.
  • Compartilhe: